Dr. Ricardo Brito

Os tumores cerebrais são aglomerados de células com crescimento anormal e, dependendo do tipo, possuem grandes chances de cura quando diagnosticados precocemente.

Quando são benignos, como os meningiomas, as cirurgias costumam ser curativas. Nos casos de gliomas, mesmo os de baixo grau, a cirurgia deve ser realizada o mais precocemente possível, e é o passo inicial do tratamento desses pacientes, que podem precisar de tratamentos adicionais como rádio e quimioterapia. No caso de tumores malignos, as células cancerosas podem se espalhar rapidamente e atingir várias regiões do cérebro. Essas células cancerosas também podem surgir como metástase de outros focos de câncer, como câncer de pulmão ou de mama. Os sintomas podem ser semelhantes ao de outras doenças neurológicas, por isso é importante se consultar com um neuro para que ele possa fazer o diagnóstico correto através de exames de imagem.

Quando há necessidade de tratamento, geralmente são efetivos para a grande maioria dos pacientes que são diagnosticados no início da doença. Mesmo quando há metástase, a imunoterapia costuma apresentar resultados positivos.

Tem dúvidas? Clique aqui e envie sua mensagem que eu te explico melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *