O tratamento padrão para a hidrocefalia atualmente é a cirurgia. Embora a operação seja relativamente curta, precisa ser realizada em sala de operação.
Confira abaixo quais sãos os tipos de tratamento para a hidrocefalia:
➡ DVP (derivação ventrículo-peritoneal): A DVP é uma derivação permanente, onde é implantado de um sistema de dreno que retira o excesso de líquido da cabeça para o abdome, sendo eliminado pela urina;
➡ DVE (derivação ventricular externa): A DVE é uma derivação externa, utilizada de forma temporária para drenar o líquido. Como é externa, o seu grande problema é o enorme risco de infecção, por isso é sempre feito de forma emergencial, quando o paciente está com o líquor muito alterado com infecção ou sangue por exemplo;
➡ TVE (terceiro ventriculostomia endoscópica): A TVE consiste em uma pequena perfuração é feita na parede do terceiro ventrículo usando endoscópios (câmera), permitindo que o excesso de líquido escoe para um dos espaços normais de líquido cefalorraquidiano do corpo.
Somente o neurocirurgião é capaz de avaliar e definir qual é o procedimento mais adequado, considerando todo o histórico pessoal de acordo com a realidade de cada paciente. Entre em contato com seu médico para discutir qual tratamento é apropriado para sua doença.