Como falamos anteriormente, a hidrocefalia nada mais é do que uma doença provocada pelo aumento incomum de líquido no crânio, provocando inchaço e aumento de pressão no cérebro. Nos casos de bebês e crianças, que possuem pouco espaço no crânio, esse líquido excedente normalmente causa um aumento visível da cabeça, além de problemas de desenvolvimento.
Como é feito o diagnóstico de hidrocefalia?
1⃣ Congênita: Durante o pré-natal, dentro da barriga da mãe, é possível identificar alteração no sistema nervoso;
2⃣ Adquirida: Quando a criança apresenta sintomas de hidrocefalia ao longo da infância, como aumento do tamanho da cabeça, aumento da pressão na fontanela (moleira) ou aumento das veias no rosto e na testa, o médico realizará exames de imagem, como ultrassom, tomografia e ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico da hidrocefalia e sua causa.
Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso com o tratamento. Se o bebê é diagnosticado com hidrocefalia ainda na barriga, o neurocirurgião pode participar junto com os pais e o obstetra sobre a decisão da melhor via de parto e também de quanto realizar a cirurgia após o parto, caso seja necessário.