Dr. Ricardo Brito

Muita gente me pergunta se os meningiomas são um tipo de câncer. E a resposta é: meningiomas não são um tipo de câncer. A maioria destes tumores são benignos. Apenas alguns raros tipos estão associados às características malignas e pior evolução.

Os meningiomas são tumores intracranianos, geralmente benignos, de grande incidência e que nascem das membranas que envolvem o cérebro. Acometem normalmente homens e mulheres, na faixa etária entre 40 e 50 anos, mas atingem outros perfis também. Tipicamente começam benignos, mas podem evoluir para formas malignas. À medida que evoluem, eles se infiltram, deformam e destroem o osso do crânio pelo lado externo e também crescem, comprimem e se infiltram no cérebro pelo lado interno. É importante intervir e retirar o tumor enquanto ainda é pequeno e benigno para evitar a necessidade de cirurgias mais complexas, que podem resultar em sequelas proporcionalmente mais sérias.

É importante tratar pois a cirurgia leva a cura e previne crescimentos excessivos, piora das sequelas e transformação maligna, que pode ocorrer. Quando existe invasão do osso, o neurocirurgião já retira a parte infiltrada e já faz a plástica do crânio na mesma cirurgia.

Tem dúvidas? Clique aqui e envie sua mensagem que eu te explico melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *