Quando o paciente é diagnosticado com tumor cerebral, o neuro faz uma avaliação através de exames de imagem, e avalia quais são as melhores opções de tratamento. Dependendo do tipo de tumor, as chances de cura são grandes quando diagnosticados precocemente. Grande parte dos tumores cerebrais são benignos, como os meningiomas. Nestes casos, as cirurgias costumam ser curativas. Mas não se assuste! Hoje, com os avanços da medicina, a cirurgia de tumores cerebrais é segura e eficaz.
No caso de tumores malignos, as células cancerosas podem se espalhar rapidamente e atingir várias regiões do cérebro. Essas células cancerosas também podem surgir como metástase de outros focos de câncer, como câncer de pulmão ou de mama. Além da cirurgia, a radioterapia, quimioterapia e terapia alvo também podem fazer parte do tratamento. Os principais fatores que definem a escolha do tratamento são o tamanho do tumor, sua localização e se o mesmo se disseminou para outras partes do sistema nervoso central. O estado de saúde geral do paciente e outras considerações pessoais também podem ser levados em conta.
Existem formas deprevenir?
Independente da doença, mudanças no estilo de vida, como a adoção de hábitos saudáveis, são sempre benéficas para a saúde. Porém, para muitos tumores cerebrais, não existem estudos que comprovam que há causas relacionadas ou fatores de risco conhecidos, exceto radiação e os tumores ligados a síndromes genéticas. Dessa forma, atualmente, a maioria desses tumores não pode ser evitada.
Por isso é importante ficar sempre atento aos sintomas, que geralmente são semelhantes aos de outras doenças neurológicas. Se você sentir dores de cabeça frequentes, náuseas, vômitos, convulsões, fraqueza em um lado do corpo, e outros fatores comportamentais e cognitivos, procure imediatamente um neuro.
Tem dúvidas? Clique aqui e envie sua mensagem que eu te explico melhor!